Thursday, August 4, 2011

Orgulho = Queda

(texto adaptado)


«Pride goes before disaster, and a haughty
spirit before a fall»
(Pv 16:18)
O orgulho sufoca, destrói, mata , derruba. É um pecado mencionado com bastante frequência nas Escrituras e todas as suas menções indicam que Deus o odeia. 
Deus realmente abomina tal sentimento, pois toda a criatura que cai nesta perigosa armadilha O enfrenta sem o mínimo temor!
O orgulho cega o entendimento, a ponto de fazer as pessoas pensar que podem ser superiores às outras. Isto é um engano, um sentimento maligno, um caminho que só leva a um lugar : a destruição!

O primeiro pecado mencionado na Bíblia é o orgulho. Satanás queria ser como Deus, queria destroná-lo e assim nasceu a primeira contenda no céu. Um terço dos anjos foi seduzido, pois acreditou nas promessas do suposto "futuro senhor de tudo". Encheram-se de soberba, influenciados pelo próprio diabo e o resultado foi a divisão, a contenda, que culminou com a expulsão dos mesmos do céu.
A propósito, aqueles que pensam que o  sentimento de orgulho não traz contenda e desordem, desenganem-se enquanto é tempo. O orgulho causa confusão, contenda, mágoa, brigas, discussões, divisões. Além disso, o cristão, quando é tomado pela arrogância, envergonha o nome de Jesus, pois todas estas atitudes contrariam tudo o que Ele ensinou e viveu.

Dentro do Ministério Musical pode-se detectar facilmente o orgulho:

  • Quando não aceitamos exortação de nossos pastores e até mesmo de nossos companheiros de ministério;
  • Quando achamos que estamos sempre certos;
  • Quando achamos que somos melhores que alguém;
  • Quando esquecemos de onde viemos e achamos que somos dignos de receber alguma glória;
  • Quando achamos que a obra que executamos está a ter sucesso apenas pela nossa própria capacidade;
  • Quando achamos que o nosso estilo musical é o mais correcto;
  • Quando humilhamos, subestimamos, não valorizamos ou nos recusamos a ajudar os nossos companheiros , bem como também aqueles que estão iniciando no ministério;
  • Quando nos isolamos dos demais por alimentarmos a ideia de que "água e óleo" não se devem misturar;
  • Quando deixamos de servir e passamos a cuidar de nossos próprios interesses.
É esta a razão da escassez de verdadeiros adoradores no nosso meio... Esta armadilha, chamada orgulho, tem cegado muitos, tornando-os joio ao invés de trigo.
Jesus não se limitou a  ensinar sobre a HUMILDADE... a sua própria VIDA reflectia esta virtude!!
Sendo assim, faça o possível para viver uma vida recta, reflectindo e colocando em prática este ensinamento em cada proceder, cada palavra e até cada pensamento. Lembre-se : sem humildade, não há verdadeira adoração, portanto, dedique um bom tempo de sua oração pedindo a Deus um carácter livre de orgulho. Peça-Lhe para o (a) curar de qualquer tipo de soberba e não se espante  quanto aos desafios que surgirão, porque certamente o seu coração será posto à prova em muitas ocasiões.

«O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra» (Pv 15:33)

«Abominável é ao Senhor todo o arrogante de coração; é evidente que não ficará impune» (Pv 16:5)

No comments:

Post a Comment