Tuesday, August 2, 2011

Conselhos Práticos - o que deve saber antes de começar

  • Seja paciente. Os resultados poderão não ser rápidos. Você precisou de alguns meses, após nascer, para aprender a falar. Cantar demora mais ainda.

  • Seja metódico. Procure ter períodos regulares de aprendizagem. Você não pode curar uma enfermidade tomando o remédio apenas uma vez por semana. Quando, por exemplo, uma pessoa sofre um acidente e precisa de fisioterapia, para ter melhores resultados, deve submeter-se ao tratamento com o intervalo mais curto possível entre as sessões. Assim, também deve procurar ensaiar e praticar em intervalos curtos e regulares, com toda a disciplina.

  • Não seja pessimista. Se você aprendeu a falar, deve poder aprender a cantar. É tudo uma questão de se aprender a usar a voz; desde que você se esforce bastante. Alguns precisam de muito esforço, mas, se você quiser mesmo cantar, e bem, terá que pagar o preço: Esforço e Dedicação.

  • Não seja excessivamente confiante. Alguns se valorizam excessivamente. Começam a praticar e logo dizem: Já está bom, posso passar para a frente, é fácil demais, é coisa de criança... Esses são, geralmente, os que cantam mal, acham que cantam bem, são muito prontos a acreditar em qualquer elogio (ainda que proferido por alguém que não sabe do que está a falar, ou que queria apenas incentivar), não sabem usar o "desconfiómetro" e nem o próprio ouvido.

  • Não confie no seu próprio ouvido. Da mesma maneira que precisamos aprender a usar a voz para cantar, precisamos, muito mais, aprender a usar o ouvido. As pessoas que não sabem cantar, geralmente acham que "já está bom", quando nem ao menos estão a cantar a nota certa. Mas, não se preocupe. Você vai conseguir, se fizer da maneira correta. Procure utilizar os seguintes recursos:

    • Grave os exercícios que faz. Parte dos sons da sua própria voz, quando você ouve, não vêm do ambiente, mas chegam até seus ouvidos pelas fibras musculares que estão entre sua garganta e seu ouvido. Por isso é que você ouve sua própria voz mesmo com os ouvidos tapados. Grave a sua voz enquanto canta. 
    • Lembre-se de que sua voz não é que você ouve, pois você ouve em parte pelo ambiente e em parte pelo próprio corpo (fibras musculares). Não se assuste: o gravador não está com defeito (o som parece estranho) e você não tem uma voz tão horrível quanto possa parecer. O facto é que você não a conhecia e está procurando aprender como usá-la melhor.
    • Ouça a gravação atentamente, tentando analisar quais os detalhes que precisam de melhorar, onde não está tão bom assim, onde as notas musicais não estão tão parecidas com as dos exercícios, onde você não alcançou ou não cantou correctamente, e observe também a qualidade da colocação da sua voz.
    • Se possível, procure ser acompanhado por outra pessoa, quando for praticar; quem sabe alguém que também esteja aprendendo como você, ou mesmo aprendendo junto com você. Quatro ou mais ouvidos sempre estarão mais atentos do que apenas dois.
    • Não faça cada exercício apenas uma vez. Não adiantaria nada. Cada exercício deve ser repetido até que esteja sendo executado com facilidade e qualidade. Não é necessário que você faça apenas um exercício por dia. Você pode fazer de três a cinco, ou mais. Depende do tempo de que você dispõe. Só não pare de os fazer enquanto não os conseguir executar com facilidade, qualidade e correcção. Então, vá substituindo cada exercício completado pelo seguinte que você ainda não realizou.
  • Se possível, escolha um horário em que não esteja sob efeito de stress ou cansaço para exercitar.

  • Tão logo possível, tão logo você consiga pegar as notas com facilidade, (talvez já possa), faça o exercício de aquecimento sempre, no início de cada sessão de aprendizagem. Assim sua voz estará em melhores condições e você obterá melhores resultados e sem perigo de a prejudicar.
  • No comments:

    Post a Comment