Sunday, August 14, 2011

Hino Oficial do II Jejum de Daniel

Esta música é simplesmente linda e ajuda-nos a continuar no Espírito destes 21 dias de Jejum. Estou a trabalhar numa versão em inglês. Para já, para já, só vou postar a letra para que aqueles que também quiserem cantá-la possam experimentar. Que Deus vos abençoe!

Ouçam também a versão do cantor Milton Cardoso aqui.

CIFRA   LETRA(original)  


 Holy Spirit, my guide

Oh, Holy Spirit, my guide
Breathe into my being, your life
You are the essence of God
And You are the light to my way

Oh, Holy Spirit, my precious
The greatest richness to me
A loaf of bread for each day
In form of a love melody

Oh, Holy breath
that heals and sets free, of God's
soothing brise
Oh, Holy breath
that heals and sets free, of God's
 soothing brise





Friday, August 5, 2011

His eye is on the sparrow (tutorial)



His Eye is on the Sparrow

«Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais» (Mt 10:29-31)

CIFRA      TRADUÇÃO    TUTORIAL


Why should I feel discouraged?
Why should the shadows come?
Why should my heart be lonely?
And long for heaven and home?

When Jesus is my portion
A constant friend is He
His eye is on the sparrow
and I know He watches me

His eye is on the sparrow
and I know he watches me

I sing because I'm happy
And I sing because I'm free


For His eye is on the sparrow
And I know He watches me
His eye is on the sparrow
And I know He watches
I know He watches 
I know He watches me


I sing because I'm happy
And I sing because I'm free


His eye is on the sparrow
And I know He watches me
He watches me
He watches me
He watches me
I know He watches me

Quando eu Chorar



Deus, meu Deus
Tudo está tão difícil p'ra mim
Deus, meu Deus
Muitos me perguntam onde Tu estás?
Dentro de mim
Minh'alma se abateu
Mas Tua mão contudo me escondeu
Em Tua presença
Oh, Deus

(chorus)
Quando eu chorar
Vou me lembrar
Que até aqui Tua mão me sustentou
Digo à minh'alma: Espera em Deus
Pois ainda O louvarei
Eu O louvarei !

(Pois ainda O louvarei, eu O louvarei)
Eu Te louvarei, em meio à provação
(Pois ainda O louvarei, eu O louvarei)
Em meio às lutas, eu Te louvarei
(Pois ainda O louvarei, eu O louvarei)
Eu Te louvarei, venha o que vier
(Pois ainda O louvarei, eu O louvarei)
Eu Te louvarei, eu Te louvarei


Louvarei Teu nome, Senhor!

Thursday, August 4, 2011

Orgulho = Queda

(texto adaptado)


«Pride goes before disaster, and a haughty
spirit before a fall»
(Pv 16:18)
O orgulho sufoca, destrói, mata , derruba. É um pecado mencionado com bastante frequência nas Escrituras e todas as suas menções indicam que Deus o odeia. 
Deus realmente abomina tal sentimento, pois toda a criatura que cai nesta perigosa armadilha O enfrenta sem o mínimo temor!
O orgulho cega o entendimento, a ponto de fazer as pessoas pensar que podem ser superiores às outras. Isto é um engano, um sentimento maligno, um caminho que só leva a um lugar : a destruição!

O primeiro pecado mencionado na Bíblia é o orgulho. Satanás queria ser como Deus, queria destroná-lo e assim nasceu a primeira contenda no céu. Um terço dos anjos foi seduzido, pois acreditou nas promessas do suposto "futuro senhor de tudo". Encheram-se de soberba, influenciados pelo próprio diabo e o resultado foi a divisão, a contenda, que culminou com a expulsão dos mesmos do céu.
A propósito, aqueles que pensam que o  sentimento de orgulho não traz contenda e desordem, desenganem-se enquanto é tempo. O orgulho causa confusão, contenda, mágoa, brigas, discussões, divisões. Além disso, o cristão, quando é tomado pela arrogância, envergonha o nome de Jesus, pois todas estas atitudes contrariam tudo o que Ele ensinou e viveu.

Dentro do Ministério Musical pode-se detectar facilmente o orgulho:

  • Quando não aceitamos exortação de nossos pastores e até mesmo de nossos companheiros de ministério;
  • Quando achamos que estamos sempre certos;
  • Quando achamos que somos melhores que alguém;
  • Quando esquecemos de onde viemos e achamos que somos dignos de receber alguma glória;
  • Quando achamos que a obra que executamos está a ter sucesso apenas pela nossa própria capacidade;
  • Quando achamos que o nosso estilo musical é o mais correcto;
  • Quando humilhamos, subestimamos, não valorizamos ou nos recusamos a ajudar os nossos companheiros , bem como também aqueles que estão iniciando no ministério;
  • Quando nos isolamos dos demais por alimentarmos a ideia de que "água e óleo" não se devem misturar;
  • Quando deixamos de servir e passamos a cuidar de nossos próprios interesses.
É esta a razão da escassez de verdadeiros adoradores no nosso meio... Esta armadilha, chamada orgulho, tem cegado muitos, tornando-os joio ao invés de trigo.
Jesus não se limitou a  ensinar sobre a HUMILDADE... a sua própria VIDA reflectia esta virtude!!
Sendo assim, faça o possível para viver uma vida recta, reflectindo e colocando em prática este ensinamento em cada proceder, cada palavra e até cada pensamento. Lembre-se : sem humildade, não há verdadeira adoração, portanto, dedique um bom tempo de sua oração pedindo a Deus um carácter livre de orgulho. Peça-Lhe para o (a) curar de qualquer tipo de soberba e não se espante  quanto aos desafios que surgirão, porque certamente o seu coração será posto à prova em muitas ocasiões.

«O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra» (Pv 15:33)

«Abominável é ao Senhor todo o arrogante de coração; é evidente que não ficará impune» (Pv 16:5)

Tuesday, August 2, 2011

Aquecimento Vocal - Três Técnicas Básicas

Por Pr. André Ertzberger
Técnicas para os lábios
Este exercício é feito com a vibração dos lábios. Para isso, deve-se levar os lábios à frente, elevando o diafragma, para que este sirva de apoio na execução do exercício. Os lábios devem ficar completamente relaxados, para que a passagem de ar entre eles faça-os vibrar. O resultado desta vibração, lembra a pronúncia conjunta das letras BR e poderíamos compará-lo a uma imitação do ronco do motor de uma moto.
Técnica da língua
Esta técnica é realizada com a vibração da língua, lembrando uma pronúncia exagerada da letra R. Para a execução desta técnica, deve-se também elevar o diafragma fazendo com que este proporcione um bom apoio. O som deste exercício faz-nos  lembrar uma hélice de helicóptero em movimento. Procure passear com estas técnicas por regiões graves e agudas de sua voz.
Técnicas com a letra M
Este exercício é feito para que, a princípio, a pessoa sinta a vibração da letra M internamente e, sobretudo, sinta esta ressonância na região das bochechas (caixa de ressonância da voz).
O efeito deste M interno nada mais é do que a própria preparação bocal que fazemos normalmente para que possamos pronunciar palavras que comecem com esta letra, porém, esta preparação será agora prolongada.
Para se produzir este M interno corretamente, deve-se cerrar os lábios e imaginar um espaço dentro da boca suficiente para caber uma bola de ping-pong. A ponta da língua deve estar em contato com os dentes frontais superiores e o som do exercício lembra a pronúncia do nº 1, porém prolongado e com a boca fechada.
É preciso tomar cuidado para que a vibração do som não se torne nasal, pois após um tempo de sustentação deste som, com o apoio da elevação do diafragma, a boca se abre lentamente na pronúncia da sílaba MO, prolongando-se o O.
Para uma boa execução deste exercício, sugiro um prolongamento de quatro tempos, marcados pausadamente, para a sustentação do M interno e mais quatro tempos para a sustentação da letra O.
Este M interior, é muito utilizado na forma de "mantra" (sons utilizados no processo de meditação, que possuem significados importantes nas religiões orientais) e o ideal é que seja pronunciado como forma de reflexão do som que todos nós possuímos e queremos aprender a usar.
Mais uma vez, quero ressaltar a importância da elevação do diafragma. Para isso, você pode, a princípio, contrair a barriga, descontraindo-a gradualmente à medida que o exercício é realizado e o ar inspirado no início é solto.
Quando falo das bochechas com caixa de ressonância, é para vos consciencializar que, trazer a vibração do som exclusivamente para a garganta é um "suicídio vocal" ou seja, um convite a rouquidão ou a aquisição de nódulos vocais, entre outros danos.
Por fim, quero colocar que estes exercícios servem como um aquecimento para as cordas vocais, como um início de utilização do diafragma e devem ser feitos descontraidamente, pois desta forma serão incorporados.

Conselhos Práticos - o que deve saber antes de começar

  • Seja paciente. Os resultados poderão não ser rápidos. Você precisou de alguns meses, após nascer, para aprender a falar. Cantar demora mais ainda.

  • Seja metódico. Procure ter períodos regulares de aprendizagem. Você não pode curar uma enfermidade tomando o remédio apenas uma vez por semana. Quando, por exemplo, uma pessoa sofre um acidente e precisa de fisioterapia, para ter melhores resultados, deve submeter-se ao tratamento com o intervalo mais curto possível entre as sessões. Assim, também deve procurar ensaiar e praticar em intervalos curtos e regulares, com toda a disciplina.

  • Não seja pessimista. Se você aprendeu a falar, deve poder aprender a cantar. É tudo uma questão de se aprender a usar a voz; desde que você se esforce bastante. Alguns precisam de muito esforço, mas, se você quiser mesmo cantar, e bem, terá que pagar o preço: Esforço e Dedicação.

  • Não seja excessivamente confiante. Alguns se valorizam excessivamente. Começam a praticar e logo dizem: Já está bom, posso passar para a frente, é fácil demais, é coisa de criança... Esses são, geralmente, os que cantam mal, acham que cantam bem, são muito prontos a acreditar em qualquer elogio (ainda que proferido por alguém que não sabe do que está a falar, ou que queria apenas incentivar), não sabem usar o "desconfiómetro" e nem o próprio ouvido.

  • Não confie no seu próprio ouvido. Da mesma maneira que precisamos aprender a usar a voz para cantar, precisamos, muito mais, aprender a usar o ouvido. As pessoas que não sabem cantar, geralmente acham que "já está bom", quando nem ao menos estão a cantar a nota certa. Mas, não se preocupe. Você vai conseguir, se fizer da maneira correta. Procure utilizar os seguintes recursos:

    • Grave os exercícios que faz. Parte dos sons da sua própria voz, quando você ouve, não vêm do ambiente, mas chegam até seus ouvidos pelas fibras musculares que estão entre sua garganta e seu ouvido. Por isso é que você ouve sua própria voz mesmo com os ouvidos tapados. Grave a sua voz enquanto canta. 
    • Lembre-se de que sua voz não é que você ouve, pois você ouve em parte pelo ambiente e em parte pelo próprio corpo (fibras musculares). Não se assuste: o gravador não está com defeito (o som parece estranho) e você não tem uma voz tão horrível quanto possa parecer. O facto é que você não a conhecia e está procurando aprender como usá-la melhor.
    • Ouça a gravação atentamente, tentando analisar quais os detalhes que precisam de melhorar, onde não está tão bom assim, onde as notas musicais não estão tão parecidas com as dos exercícios, onde você não alcançou ou não cantou correctamente, e observe também a qualidade da colocação da sua voz.
    • Se possível, procure ser acompanhado por outra pessoa, quando for praticar; quem sabe alguém que também esteja aprendendo como você, ou mesmo aprendendo junto com você. Quatro ou mais ouvidos sempre estarão mais atentos do que apenas dois.
    • Não faça cada exercício apenas uma vez. Não adiantaria nada. Cada exercício deve ser repetido até que esteja sendo executado com facilidade e qualidade. Não é necessário que você faça apenas um exercício por dia. Você pode fazer de três a cinco, ou mais. Depende do tempo de que você dispõe. Só não pare de os fazer enquanto não os conseguir executar com facilidade, qualidade e correcção. Então, vá substituindo cada exercício completado pelo seguinte que você ainda não realizou.
  • Se possível, escolha um horário em que não esteja sob efeito de stress ou cansaço para exercitar.

  • Tão logo possível, tão logo você consiga pegar as notas com facilidade, (talvez já possa), faça o exercício de aquecimento sempre, no início de cada sessão de aprendizagem. Assim sua voz estará em melhores condições e você obterá melhores resultados e sem perigo de a prejudicar.
  • As Regras de Ouro do Vocalista

    Por: André Ertzberger



    1 - Nunca cante quando não estiver em boas condições de saúde; cantar é um acto de esforço e de enorme gasto energético. Manter a saúde auxilia a produção da voz, quer seja cantada ou falada. São raros os indivíduos doentes que mantêm boa emissão vocal.

    2 - Use roupas confortáveis, não apertadas, principalmente na garganta, no peito, na cintura ou no abdómen.

    3 - Mantenha-se sempre hidratado, bebendo, pelo menos, dois litros de água por dia; suas pregas vocais estarão em óptimas condições de vibração quando sua urina estiver transparente.

    4 - Aqueça e desaqueça a voz antes e depois da apresentação, respectivamente. Aqueça a voz através de exercícios de flexibilidade muscular, antes de usá-la para o canto; vocalize com variação de tons, começando pelos médios e depois indo em direção aos extremos da tessitura vocal. Após o término, desaqueça a voz através de exercícios para retornar à sua voz falada natural; use bocejos, fala mais grave e mais baixo, para não ficar usando o esquema vocal cantado além do tempo do canto. Um cantor que fala do mesmo jeito que canta submete seu aparelho vocal a um desgaste muito maior.

    5 - Ensaie o suficiente para ficar seguro quanto ao texto, melodia e controle de voz; assim fazendo, você vai reduzir a interferência de aspectos emocionais negativos, como o medo e ansiedade ante o público. Não ensaie por mais de uma hora sem descanso.

    6 - Monitorize sua voz durante os ensaios e apresentações: aprenda a ouvir sua qualidade vocal e a reconhecer suas sensações de esforço vocal e tensões desnecessárias, a fim de evitá-las.

    7 - Lembre-se de que um certo nervosismo mobiliza positivamente a energia para uma apresentação mais rica e envolvente; a adrenalina é positiva e confere emoção ao canto.

    8 - Evite lugares enfumaçados e barulhentos, tanto antes como depois das apresentações. Antes das apresentações, os abusos em questão podem limitar seu resultado vocal; após as apresentações seu aparelho fonador foi intensivamente solicitado e está mais sensível para responder a tais agressões.

    9 - Mantenha uma dieta equilibrada, pois o canto é uma função especial e requer grande porte energético. Evite o excesso de gordura e alimentos condimentados, o que deixa lento o processo digestivo, limita a excursão respiratória e reduz a energia disponível para o canto. Além disso, se voltar muito tarde para casa e ainda não tiver se alimentado, ingira apenas alimentos leves e de fácil digestão, para evitar o refluxo.

    10 - Nunca se auto-medique; não tome remédios sugeridos por leigos, nem chás e infusões de efeito desconhecido ( geralmente irritantes, ressecantes e estimulantes de refluxo ). Também não repita receitas médicas utilizadas numa certa ocasião, mesmo que tenham dado resultado positivo. Procure ajuda especializada quando necessário.

    Águas que Curam

                  
    INTRO: Cm G# Eb Bb Cm G# Eb Bb

    Eb
    Preciso de Ti És o ar que eu respiro
      Gm
    Eu preciso de Ti
                                        G#
    Vem escuta as batidas do meu coração
    G#m                       Eb
    Chamando pelo Teu nome
    Bb
    Senhor Jesus
    Eb
    Preciso de Ti, sou criança de colo
           Gm
    Não me deixes cair, da Tua santa presença
    G#
    Não me deixes sair
    G#m                          Eb Bb
    Apascenta o meu coração

                Cm                          G#
    Como o pai se deleita nos seus filhos
                Eb/G                Bb
    Tu me amas, Senhor, Tu me amas
    Cm
    Guia-me mansamente
    G#                     Eb             Bb
    As águas que curam, que restauram
    Cm                         Bb
    Águas tranquilas, que descem do trono
    G#                   Bb
    Águas tranquilas, que flúem dos Teus rios

    G#      Bb      G#     Bb
    Jesus, Jesus, Jesus, Jesus