Saturday, July 14, 2012

Nosso Sonho vs. Sonho de Deus

Uma das lições mais difíceis de aprender quando se serve a Deus através da Música, é exatamente o facto de que estamos a SERVIR a DEUS ATRAVÉS da Música.


Uma das perguntas que me fizeram quando comecei a frequentar a Igreja e a cantar nas reuniões do Grupo Jovem, foi : "Bárbara, queres ser cantora para o mundo ou cantora para Deus?". Na altura, respondi, sem hesitar: "para Deus!".


Mas, a verdade é que não entendi nada do que aquilo significava. Só mais recentemente é que comecei a refletir sobre diferentes situações que me foram sucedendo e experiências que passei ajudaram-me a entender algo que todos os que querem ser cantores ou tecladistas devem ter muito bem enraizado no seu coração e na sua mente...


O NOSSO sonho é cantar e/ ou tocar... quanto a isso não há dúvidas. Mas cantar e tocar qualquer um o faz e há muitos que o fazem bem melhor do que nós. Basta pegar num microfone e entoar/ melodicamente um pequeno conjunto de palavras, que podem ou não fazer sentido, encher com efeitos, uma batida agradável ao ouvido, uns acordes aqui e ali, uns quantos ahs, ohs, e ihs e pronto! Temos uma música pronta a servir ! A platéia vibra e aplaude mesmo que (e principalmente) quando não entende nada do que estamos para ali a dizer... porque é "fixe" cantar em inglês ou noutra lingua qualquer...

Não me entendam mal, não tenho nada contra isso. Até sou a favor do multiculturalismo. Falo inglês, francês, pouco alemão e até arabe... Só que tudo serve um determinado propósito e nós devemos sempre ter essa consciência.


A verdade é que não é preciso ser cantor experiente para ter sucesso... no mundo! Muitas vezes, nem é preciso saber cantar! A presença, o carisma, e a capacidade de se ser um influenciador de massas, o dinheiro e os "conhecimentos" que se tem são mais do que suficientes. 


Falo por experiência, já cantei e já toquei em bares, pubs, discotecas e já pus muita gente a vibrar...

Então voltamos à questão da pergunta que me foi feita e que tem muito a ver com a fé que estamos a viver nestes últimos dias: cantar para o mundo ou cantar para Deus?


Traduzindo: Cantar para ter aplausos e projecção, sucesso, fama ou ser um instrumento para Deus?

Cantar para Deus é muito mais do que ter uma linda voz e pegar num microfone e deixar sair uma melodia com letras encantadoras e vibrações espantosas de voz! Cantar e tocar para Deus é algo maior. 

Ontem, na Vigília da Força Jovem, o pastor falava exatamente de realizar o nosso sonho ou realizar o Sonho de Deus....

Voltei para casa a pensar muito sobre isto, porque foi uma noite em que o meu grupo fez uma apresentação que correu horrivelmente mal, muito embora tenhamos ensaiado durante semanas e tenhamos tocado a mesma música tantas vezes que já a sabíamos de olhos fechados, mas mesmo assim, correu mal e não teve apreciação dos jovens que nos ouviram ao contrário das nossas outras músicas que despertam neles uma alegria e entusiasmo...

A razão é simples: esquecemos que o objetivo de cantar para Deus é realizar o Sonho DELE!

E qual é o SONHO de Deus? Qual é o UNICO SONHO que Deus tem?

Simples: É SALVAR!!!!

Tudo o que é feito na Sua Obra, SÓ tem UM objetivo : SALVAR!!! 

Salvar quem? Primeiro aqueles que estão a ser usados por Ele, ou seja os INSTRUMENTOS através dos quais Ele realiza a Sua vontade: nós!

Ao longo do tempo, aprendi que quando canto, não canto para mostrar que sei cantar ou que a minha voz é muito bonita ou para obter aplausos. Cada canção, cada palavra, cada letra que sai da minha boca é e tem de ser sempre a "minha" oração.

Quando estou feliz, canto um louvor; se estou triste, canto uma canção de busca; se errei ou pequei, canto uma canção de arrependimento e assim por diante... O momento que estou a cantar ou tocar no piano é o momento que estou a CONVERSAR com Deus através do meio que mais gosto, que é a música. É um momento em que me estou a entregar e a alimentar a relação que tenho com Ele.


Por outras palavras , estou a cuidar da minha Salvação através da música.  E essa é a VONTADE e o SONHO de Deus!


Logo a seguir, vem a segunda parte, que é quando Deus me usa e usa essa minha "oração" em forma de canção para ajudar outros a "falar" com Ele também , através da Música e do Canto. É quando estou atrás de um teclado e a pôr um ou mais jovens a cantar junto comigo: seja buscando a Deus , seja louvando-O, seja arrependendo-se, ou ouvindo através de mim uma palavra de consolo, carinho, ânimo.


Nesse momento, estou a cumprir a segunda parte do SONHO de DEUS: Salvar outros!


E sei que mesmo que eu não seja cantora profissional ou pianista profissional, o próprio Espírito Santo vai fazer com que o que sai da minha boca e dos meus dedos seja a coisa mais bela ou alegre ou inspiradora que alguma vez aquelas pessoas ouviram... porque é Ele que está a agir naquele momento, não sou eu!


Eu sou apenas o INSTRUMENTO e não me canso se frisar isto, pois a partir do momento em que me esqueço disso, e quero mostrar que sou boa no que faço ou que tento usar a musica para me glorificar a mim mesma em vez de cumprir o Sonho de Deus... acontece o que aconteceu ontem: um AUTÊNTICO DESASTRE!!!


Não tenho vergonha de partilhar isto convosco, porque nós aprendemos com os nossos erros. Todos nós somos falhos e é sempre bom ser HUMILDE para reconhecer que precisamos de nos corrigir e aprender!


Quando temos esta atitude, que é preciosa aos olhos do nosso Pai, Ele consegue moldar, melhorar, aperfeiçoar e fazer de nós Vasos de Honra que Ele pode usar cada dia mais e mais!


Quem tem o sonho de ser um grande cantor/ cantora de Deus nunca deve esquecer esta lição. Todos nós temos de a aprender cedo ou tarde, e quando nos esquecemos dela, o Espirito Santo estará a postos para nos relembrar:

Deus só abençoa quando estamos dispostos a sacrificar o nosso Isaque (o orgulho, a vaidade, o pretensiosismo, a arrogância, a nossa vontade, o nosso eu) e nos colocamos diante d'Ele dizendo :"Eis-me aqui! Estou pronto(a) para DEIXAR o Senhor realizar o SEU sonho através de mim!"





No comments:

Post a Comment